Os melhores lugares para visitar em Bananeiras

Os melhores lugares para visitar em Bananeiras

Se você está procurando um destino para uma viagem de dois dias, a cidade de Bananeiras, na Paraíba, pode ser uma excelente opção. Neste post, listamos os lugares para você visitar na cidade.

Com um patrimônio arquitetônico impressionante, os visitantes podem explorar prédios históricos e bem preservados. Para aqueles que buscam aventura, a cidade também oferece trilhas, passeios de quadriciclo e visitas a cachoeiras, incluindo a cachoeira do Roncador.

A cidade despontou para o turismo a pouco mais de 10 anos, mas já conta com uma boa estrutura de hotéis e uma gama de resturantes de dar inveja a muitas cidades. Os viajantes podem se hospedar em hotéis confortáveis, como o Serra Golfe Apart Hotel, a Pousada da Estação e a Villas de Bananeiras, e podem provar da gastronomia local em restaurantes íconicos, como o Restaurante Bica dos Cocos.

Aqui estão 13 ótimas coisas para fazer em Bananeiras, além de dicas de onde ficar, onde comer e como se locomover.

1. Explore o Centro histórico de Bananeiras

Assim que você chegar na cidade, as três bananas forrozeiras vão te receber na praça principal da cidade (Praça Epitácio Pessoa). Na parte baixa da cidade, você encontrará dezenas de antigos casarões. O patrimônio arquitetônico é muito rico, com mais de 80 edificações catalogadas, grande parte encontra-se em bom estado de conservação. A cidade foi tombada como PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO ESTADO DA PARAIBA, em 2010.

Começe a visita pela Igreja de Nossa Senhora do Livramento, um cartão-postal da cidade, que levou mais de 20 anos para ser construída. Em seguida, vá descendo a rua caminhando, entre as há dezenas de casarões que funcionam como hotéis e restaurantes, até o Colégio das Dorotéias (Carmelo), cosntruído em 1917, lugar que educou “a elite feminina” de boa parte da Paraíba e do Nordeste, até os meados da década de 1960.

Uma visita à cidade de Bananeiras - Revista Deguste


2. Visite a antiga Estação de Trem

Inaugurada em 1925 pela renomada empresa Great Western e originalmente reconhecida como o ponto final do ramal de Bananeiras, essa estação estava projetada para conectar a estação de Independência (atualmente Guarabira), e foi desativada em 1967.

Em 2016, novos proprietários assumiram o local e realizaram uma extensa revitalização. O projeto de renovação primou pela preservação meticulosa da estrutura arquitetônica e do design histórico dos edifícios, mantendo intactos o terminal de passageiros e o tradicional armazém.

Hoje, a Estação conta um restaurante aberto ao público, onde era o terminal de passageiros, e uma Pousada no anexo. A estação é uma conexão entre o encanto do passado e a sofisticação do presente, oferecendo aos viajantes a oportunidade de vivenciar a herança cultural da região de maneira única e memorável.

Estação Bananeiras Pousada Telefone - Bananeiras | Férias


3. Cachoeira do Roncador

Se você está em busca de uma experiência em meio à natureza que combine tranquilidade, beleza cênica e aventura, a Cachoeira do Roncador, localizada em Bananeiras, é um atrativo que merece sua atenção.

A cachoeira tem aproximadamente 40 metros de altura e permite um banho delicioso nos pequenos bolsões formados por suas quedas. Uma das formas mais interessantes de acesso é realizar uma trilha à pé.

Cachoeira do Roncador - O que saber antes de ir (ATUALIZADO 2023)


4. Visite o Engenho Goiamunduba, que produz a Cachaça Rainha

Descubra o tradicional Engenho da Cachaça Rainha, ícone da região, que conta com uma produção anual de 100 mil litros. O Engenho Goiamunduba oferece uma experiência única, guiada pelo mestre Zé Novo. Prepare-se para mergulhar no processo completo de fabricação da cachaça, desde as primeiras etapas como o cultivo da cana até o delicado armazenamento do líquido dourado. Os visitantes têm a oportunidade exclusiva de testemunhar de perto todas as fases do processo, explorando até mesmo as máquinas históricas que compõem o coração do engenho, como a moenda original alemã, datada de 1877, um verdadeiro tesouro que nos conecta com as raízes da tradição.

Engenho Goiamunduba, produzindo cachaça há 140 anos, Banan… | Flickr


Postado por Depasseio.com.br