Bananeiras é uma pequena cidade na Paraíba, situada em uma região conhecida como Brejo, distante da rota das praias, mas que proporciona uma mistura singular de história, cultura e natureza.
Se você está em busca de um roteiro de 2 dias para explorar a cidade de Bananeiras, este post foi feito para você! Caso você tenha mais tempo disponível para visitar a cidade, confira aqui a nossa lista com os melhores lugares para visitar em Bananeiras.
1º DIA EM BANANEIRAS: ZONA URBANA
Aproveite a manhã para explorar o centro histórico da cidade. Comece pela Igreja de Nossa Senhora do Livramento, um cartão-postal local que levou mais de 20 anos para ser construído. Em seguida, siga caminhando pela rua, passando por dezenas de casarões que funcionam como hotéis e restaurantes, até chegar ao Colégio das Dorotéias (Carmelo), erguido em 1917. Esse local educou a “elite feminina” de grande parte da Paraíba e do Nordeste até meados da década de 1960. Depois de visitar o Carmelo, continue até a praça principal (Praça Epitácio Pessoa), onde estão situadas as famosas as famosas bananas forrozeiras.
Após explorar a praça, siga pela rua atrás do posto localizado na praça, até chegar à Estação Bananeiras. Trata-se da antiga estação de trem da cidade, que foi completamente restaurada e atualmente opera como pousada e restaurante. Aproveite a visita para desfrutar do almoço no local, considerando que o restaurante é um dos melhores da região.
Após o intervalo para o almoço, siga pela rua onde a estação está localizada até o Túnel da Viração, um ponto turístico da cidade que oferece ótimas oportunidades para tirar fotos.
Depois de explorar todo o centro da cidade, é hora da aventura! Recomendamos o passeio de Quadriciclo Rota Norte + Pôr do Sol. Nessa atividade, que geralmente ocorre às 14h30, você visitará diversos pontos turísticos da cidade, incluindo o Engenho Goiamunduba, onde a cachaça Rainha é produzida, o Cruzeiro de Roma e o Ecoparque Lajeto Preto. Lá, você desfrutará de um entardecer inesquecível, com direito a espumante.
2ª DIA: ZONA RURAL
Acorde cedo e desfrute da manhã com uma experiência em meio à natureza que combine tranquilidade, beleza cênica e aventura na Cachoeira do Roncador. A cachoeira tem cerca de 40 metros de altura e oferece a oportunidade de um refrescante banho em suas pequenas piscinas formadas pelas quedas d’água.
Após recarregar as energias na cachoeira, faça uma pausa para o almoço em um dos lugares mais bonitos da cidade: o Complexo Bica dos Cocos. Nesse local, você terá a oportunidade de degustar o melhor da culinária local em um ambiente incrível, rodeado pela natureza, antes de se despedir da cidade.